Cadastre-se gratuitamente Entrar

Como economizar dinheiro com pouco?

“Bia, entendi esse conceito de compartilhar coisas. Mas, eu ainda estou na faculdade, ganho salário de estágio, meu dinheiro vai tudo em xerox e livros da faculdade”. Então como economizar dinheiro com pouco?

Por mais que pareça que não dá, que não vai sobrar aquele dinheiro para breja no final do mês, dá para fazer acontecer! E o conceito de compartilhamento pode ajudar. Vamos ao exemplo na universidade, o professor fala que vai ter que ler aquele livro e faz aquela fila no xerox, cada 1 compra 1 cópia para si mesmo.

Bem, você já olhou se tinha online? Na Amazon reads? Google reads? Mais importante do que procurar sozinho online, é reunir um grupo de pessoas e dividir a conta online! Vai sair uma pechincha, você terá acesso a mais livros, não perderá tempo na fila do xerox, não terá aquela preocupação de onde colocar os papeis depois e o meio ambiente agradece! (#vaiplaneta!)

Mesmo que você não encontre online, faça o grupo do xerox, divide em mais pessoas e cada um fica 2 ou 3 dias com o xerox e vai revezando (com planejamento, funciona!).

“Ah Bia, mas eu só economizei 5 reais por mês.”

Ué, mas esse não é o valor da breja do bar ali da esquina? Jamais menospreze os pequenos valores, eles fazem toda a diferença. Cada moeda conta, depois não se surpreenda que seu priminho que acumulou moedas jogadas na casa tem mais dinheiro sobrando que você.

Quer ver outra dica simples?

Pegue o seu dinheiro do estágio e retire os “custos fixos” – os custos que estão comprometidos todo mês e são necessários: mensalidade da universidade, aluguel, parcela do carro, etc. Sobrou 500, 100, 10 reais? A quantidade não importa, não esqueça daquele ditado -de grão em grão a galinha enche o papo-! Dívida em uma planilha Excel, aplicativos ou até mesmo envelope da seguinte forma:

Transporte – gasolina do carro, bilhete único

Lazer – baladas, barzinhos, restaurantes, games

Saúde – academia, remédios, médicos

Extras – presente de aniversários, livros, cursos

Sonhos – viajar, comprar um apartamento, um carro

Pesquise muito sobre cada item e pense sobre estratégias de como utilizar esses recursos ao máximo. Por exemplo, no transporte, leia todos os tipos de bilhete único disponíveis e procure quall é a melhor opção, peça vale transporte no estágio, veja se alguém faz a mesma rota que você e procure por caronas. Na saúde, procure planos de academia em família, amigos, gympass.. Busque formas de otimizar o dinheiro e só tire, se sobrar no final do mês, para algo que faça sentido para você.

Economizar não é difícil, mas exige esforço para não cair nas tentações de itens supérfluos (precisamos mesmo daquele chaveiro caro do star wars? Dá para esperar?), ter um tempinho para pesquisar que no final é só sucesso!

E você que tipo de estratégia usa? Conta para Bia.

2 Comments:

  1. maria

    Ótima ideias. Vou aplicar no meu dia a dia

Leave a Reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *